sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Santarém terá entreposto da Zona Franca de Manaus

O Pará terá em breve um entreposto da Zona Franca de Manaus, em Santarém. O governador do Amazonas, Omar Aziz, sinalizou positivamente ao projeto apresentado pelo Governo do Pará para criação de um novo corredor logístico pela BR-163.  
O entreposto, anunciado na terça-feira (28), será um gigantesco galpão, com apoio fazendário e aduaneiro, para armazenar mercadorias do polo industrial de Manaus, com fins de exportação. Também vai abrigar, na direção inversa, insumos para abastecer as indústrias do Amazonas, via rio.

O projeto prevê a instalação do entreposto na área do Distrito Industrial de Santarém, cujas atividades estarão articuladas com Parque de Ciência e Tecnologia, o Corredor de Importação e Exportação e a Política de Atração de Investimentos.
Na prática, para o Estado do Amazonas será aberta uma nova opção de escoamento, para os mercados consumidores, dos produtos da Zona Franca de Manaus, através de Santarém.
Ao Pará, esta parceria, em conjunto com obras estruturantes (como o asfaltamento da BR-163, pavimentação da PA-230, construção da hidrovia Miritituba-Santarém-Barcarena, ampliação do Porto e construção do centro turístico e cultural de Santarém) irá integrar a região oeste do Pará e induzir o crescimento econômico e social, atraindo novos investimentos, como maior arrecadação de ICMS e geração de renda e emprego.
O entreposto de Santarém será instalado na área já delimitada para implantação do distrito industrial, equivalente a 363 hectares, localizado entre a BR-163 (Santarém-Cuiabá) e a PA-370, próximo ao porto de Santarém.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário