quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Operação Sorriso do Brasil em Santarém

De 01 a 06 de novembro, a ONG Operação Sorriso do Brasil (OSB) — instituição sem fins lucrativos de referência internacional no atendimento a portadores de fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio lascado ou goela de lobo) — estará em Santarém (PA) para promover mais de 70 cirurgias corretivas gratuitas. A triagem acontecerá no dia 1º, na Casa da Criança, e as cirurgias serão realizadas entre os dias 03 e 06, no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Hospital São Camilo). Pacientes e familiares que residem fora da cidade, em locais vizinhos, receberão hospedagem, transporte e alimentação sem custo. Outro ponto que merece destaque é que, além das cirurgias reparadoras, o programa também fará o pós-operatório dos pacientes operados em 2009.

Estão envolvidos nesse projeto de forma voluntária não-médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas, além da Associação Acadêmica da Operação Sorriso (OSCA) da UEPA. O programa é desenvolvido de forma muito criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório. Por esse motivo, a OSB trabalha em parceria com a Prefeitura de Santarém — por meio da Secretaria Municipal de Saúde —, a Marinha do Brasil, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, o Ministério Público do Estado do Pará, o Albergue Padre João Mors, a Casa da Criança e o Hospital Sagrada Família.

Dia de seleção dos pacientes: 01 de novembro
Local: Casa da Criança (Avenida Barão do Rio Branco, 860, Santa Clara, Santarém, PA)
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações: (93) 3522-4130 (das 8h às 12h)

Datas das cirurgias: 03, 04, 05 e 06 de novembro
Local: Hospital e Maternidade Sagrada Família - Hospital São Camilo (Avenida Presidente Vargas, 1606, Santarém, PA)

Obs.: Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital no dia do exame e seleção dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário