quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Atenção! Ataque de arraias é maior nessa época do ano

Ao entrar sem cuidado nas praias, os banhistas são surpreendidos pelas ferradas de arraias, peixe comum em praias de água doce. No mês passado, há registro de que 15 pessoas foram ferradas em Alter-do-Chão. O número é considerado dentro da média, mas é necessário tomar alguns cuidados, pois durante o período de estiagem na região, as águas baixam e deixam um ambiente propício para o aparecimento de arraias.

Para contribuir na prevenção e no tratamento desses casos, uma pesquisa está sendo realizada por alunos da Universidade Estadual do Pará (UEPa), campus Santarém. Segundo o médico infectologista, Paulo Abatt, a pesquisa está sendo desenvolvida agora, pois os acidentes com arraias tem grande ocorrência nessa época do ano. “Esse estudo é importante porque dá uma primeira ideia de como, por exemplo, o que esse paciente sente e o que faz quando é ferrado por uma arraia, para que num segundo momento seja programada alguma abordagem preventiva”, revela Abatt.

Para o especialista nestes casos, Frederico Galante, o tratamento deve ser feito a base de água. “Como o veneno da arraia se dissolve e se desintegra no calor, o primeiro procedimento é simples: jogar água quente, numa temperatura entre 40 e 50 ºC. Isso melhora a dor”, afirma o médico. Segundo ele, dos remédios caseiros normalmente usados por nativos da região, nenhum tem ação antibactéria comprovada.

Para não correr o risco de levar uma ferrada de arraia é necessário atentar para o local. Elas são encontradas com mais frequência em regiões com lama. Além de disso, ao entrar na água é importante arrastar os pés, pois caso a arraia esteja submersa na areia, não há o risco de pisá-la.

Daniele Gambôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário