terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Santarém inaugura a primeira unidade de Saúde da Família Fluvial do Brasil

O município de Santarém, no Pará inaugurou nesta terça-feira, 07 de dezembro, a primeira Unidade de Saúde da Família Fluvial do Brasil (USFF). A cerimônia contou com a presença da diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schiling Mendonça.

A embarcação Abaré (que em tupi quer dizer 'o amigo cuidador') atende a população Ribeirinha do Rio Tapajós desde 2006 e agora passa a fazer parte da Estratégia Saúde da Família, recebendo repasses Federais. Esta unidade foi viabilizada através de uma parceria com os municípios de Aveiro e Belterra, e com a ONG Saúde e Alegria, através de financiamento da Organização Internacional Terre des Hommes da Holanda.

Essa ação conjunta faz parte da primeira de uma série de Unidades de Saúde da Família Fluvial na Amazônia Legal e Mato Grosso do Sul. A implementação está prevista na Portaria Ministerial nº 2.191, de 3 de agosto de 2010, que estabelece critérios diferenciados para implantação, financiamento e manutenção da Estratégia de Saúde da Família na região. As Unidades Móveis de Saúde da Família contam com atendimento médico, odontológico e com uma ambulancha para remoções de urgência.

CONASEMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário