quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AIDS

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Osmarina Pires revelou que somente em 2010, 80 novas pessoas contaminadas pelo vírus HIV foram registradas no órgão. Segundo ela, atualmente 900 'soro-positivo' fazem acompanhamento no CTA, em Santarém, porém, a maioria é de outros municípios da região Oeste do Pará. Jovens são os que mais se contaminam com o vírus.

Além dos dados alarmantes, o público jovem é o que mais tem se contaminado com o vírus.

“Adolescentes e jovens na faixa etária de 13 a 23, 26 anos de idade que foi a população que mais se contaminou com o HIV”, revela Osmarina.

Para que as pessoas tenham consciência da prevenção, o CTA está realizando uma programação de combate ao crescimento da AIDS na região. Entre as ações especiais, farão parte da programação blitz educativas, panfletagens e eventos que alertam ao uso do preservativo.

No dia 1º de dezembro, uma mulher que convive com o vírus HIV irá compartilhar com jovens de escolas de Santarém a vida de um soro-positivo e o convívio com o vírus. A palestra será Universidade do Estado do Pará (UEPA). A ideia é mostrar que além da prevenção, é importante fazer o teste da doença e é preciso evitar o preconceito com os portadores do vírus.

No dia 2 de dezembro haverá uma ação na Escola Álvaro Adolfo, onde serão instalados dispensadores de preservativos. “As pessoas podem pegar preservativo sem pedir para ninguém. Esse é o nosso teste piloto para fazermos em outras escolas até chegar a máquina de camisinha em Santarém. Já estão disponíveis três”, afirma a coordenadora do CTA.

notapajos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário