sábado, 1 de janeiro de 2011

Simão Jatene é empossado governador do Pará

Na manhã deste sábado (1º), tomou posse o governador eleito do Pará, Simão Robson de Oliveira Jatene (PSDB), 61 anos, em solenidade no plenário da Assembleia Legislativa do Pará, no bairro da Cidade Velha, em Belém. A faixa foi repassada pela ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT).

Antes da cerimônia de posse, Simão Jatene assistiu a uma missa de Ação de Graças por volta das 8 horas, celebrada pelo arcebispo de Belém dom Alberto Taveira e pelo arcebispo emérito dom Vicente Zico, na Igreja da Sé. Após a missa, Simão Jatene saiu em caminhada até a Assembleia Legislativa, no centro histórico da cidade, acompanhado de sua esposa, a primeira dama Ana Jatene, e do vice-governador Helenílson Pontes, junto com parlamentares, familiares e amigos.

Em palco montado na frente do Palácio Lauro Sodré e da praça João Paulo II, Ana Júlia Carepa transferiu a faixa governamental à Simão Jatene. Helenilson Ponte, vice-governador eleito, também tomou posse no novo cargo. Em seu discurso, o governador Simão Jatene declarou, em juramento: "prometo manter, defender, cumprir e fazer cumprir as constituições do Brasil e do Estado do Pará, com o objetivo de ajudar a construir uma sociedade livre, justa e solidária".

Ele enfatizou ainda que servirá a todos no governo do Pará; que ajudará, especialmente, aqueles que mais precisam; e agradeceu ao povo paraense pela confiança. "Precisamos corresponder às expectativas dos milhões que constróem este Estado com o suor do seu rosto e o calo de suas mãos".

Entre as prioridades de seu governo, Jatene elencou as áreas da Saúde, Segurança e Educação. "Dois novos hospitais irão se somar aos cinco construídos no nosso primeiro governo e, em parceria com as prefeituras, vamos modernizar os hospitais municipais. (...) É importante também investir em todo o sistema de segurança, mas é igualmente importante criar e cultivar a cultura da paz. Isto significa acabar com o conflito e caminhar para a paz, tão desejada pela população", garantiu. Sobre educação, ele acrescentou que "construir e manter escolas são tarefas do cotidiano do poder público. O que precisamos fazer é criar homens e mulheres".

Ana Júlia destacou que sai do governo "com a sensação de dever cumprido. Escolas foram reformadas, cresceu o número de empregos, internet chegou à população mais carente, e houve investimento em saúde", pontuou, ressaltando que ainda há muito a se fazer para melhorar a vida da população paraense.

O tucano Simão Jatene venceu as eleições no segundo turno, com 56,2% dos votos válidos. A petista Ana Júlia Carepa, que tentava a reeleição, ficou com 43,8% dos votos.

Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário