quarta-feira, 2 de março de 2011

VIVO vai instalar primeira antena fotovotaica em Belterra

Com informações do O Impacto:
A empresa do ramo de telefonia celular e internet Vivo anunciou para o final deste mês a inauguração de uma antena movida a energia fotovotaica (energia solar), na Comunidade de Suruacá, em Santarém, Oeste do Pará, por conta do local não ter energia létrica. A antena foi construida em novembro do ano passado.

A Vila de Suruacá fica situada na margem esquerda do rio Tapajós, próxima à cidade de Santarém, onde vivem cerca de 114 famílias, com uma população equivalente a 500 pessoas. A comunidade possui 119 anos de fundação.

Segundo os moradores, a distribuição de energia elétrica é muito rara, onde os serviços iniciam às 18h30 e encerram às 22h, movido por meio de sistema solar, com capacidade para mil watts, que custou R$ 50 mil.

Com o objetivo de tentar solucionar o problema de comunicação de Suruacá, as empresas Vivo e Ericsson entregaram no final do ano passado o primeiro celular do projeto para líderes comunitários locais.

Segundo a Vivo, a globalização e a inclusão digital se faz necessário nas comunidades que não possuem o serviço de telefonia móvel e internet, onde a empresa tem mais de 13 mil torres espalhadas pelo Brasil.

A antena que será inaugurada no final deste mês, na região Oeste do Pará, vai contar com a tecnologia de Terceira Geração (3G), que permite, além da comunicação por voz com celulares, o acesso a internet com banda larga móvel em alta velocidade.

VÍDEOS – Com o propósito de usar a tecnologia oferecida na telefonia móvel para fins comunitários, um grupo de pessoas da Comunidade de Maguari, em Belterra, produziu vídeos que retratam o dia a dia do povo ribeirinho através das câmeras de celulares. A iniciativa conta com apoio do Projeto Saúde & Alegria.

A equipe, composta por Paulo Lima, Tinho, Bob Barbosa, Gabriel Abreu e a Simone Gonçalves da Vivo realizou de 28 de fevereiro a 01 deste mês, várias atividades para a descoberta de funções do telefone celular da Comunidade, doado pelo PSA com apoio da Vivo, como filmar, fotografar, gravar entrevistas e músicas.

Durante a oficina foi realizado um vídeo sobre a vinda de turistas e a cultura do Maguari, com grande participação da juventude.

Por: Manoel Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário