sábado, 31 de agosto de 2013

Spoleto e Domino's Pizza em Santarém


Fotos: Sonia Ramalheiro
No dia 01 de setembro, Santarém, no Pará, ganha duas deliciosas opções de culinária! Spoleto e Domino’s chegam para ser um diferencial aos apreciadores de massas.

Com mais de 280 lojas em todo o Brasil, Spoleto é a maior rede de culinária italiana do país. Domino’s é a maior rede de pizzaria delivery do mundo. As duas franquias funcionarão no esquema “mais do mesmo”, que consiste em unir duas marcas em um mesmo espaço físico, o que é muito comum em diversas cidades do Brasil.

As lojas funcionarão de 11h à 0h na avenida Mendonça Furtado, 3.644 ao lado do CR Stillo.

Spoleto e Domino’s são os novos empreendimentos do Grupo CR.

Fonte: Ascom CR/Daniella Lopes

Pão francês mais caro em santarém

O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Oeste do Pará (SIPCOP) anunciou para o dia 1º de setembro (domingo) o reajuste no preço do pão francês, em Santarém.

Segundo o SIPCOP, o quilo do pão francês passará dos atuais R$ 7,90, para R$ 8,90, sofrendo um reajuste de 12,66%, em todas as panificadoras de Santarém.

Entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém

Na próxima semana, em Manaus, os governos do Pará e Amazonas participam de reunião técnica para elaborar o documento (protocolo) sobre a criação do entreposto da ZFM (Zona Franca de Manaus) em Santarém.

Em outubro, esse documento será entregue ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

É o conselho, que reúne todos os secretários estaduais de Fazenda do país, que baterá o martelo sobre a instalação do entreposto em terras santarenas.
Se o Confaz emitir sinal verde para a proposta, será logo em seguida aberto licitação pública para escolha da empresa responsável pela gestão do armazém geral localizado em Santarém.

O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes (PSD), estará presente na reunião técnica de quarta-feira (4) na capital amazonense.

Existem atualmente no país 3 entrepostos da ZFM: em Ipojuca (PE), Resende (RJ) e Uberlândia (MG).

Neles, são suspensas a incidência de ICMS dos produtos feitos no Polo Industrial de Manaus. O imposto só é cobrado na saída do entreposto, ou seja, no momento da venda definitiva do fabricante para o varejo ou atacado, funcionando assim como um armazém da ZFM.

A vantagem para o município que recebe um entreposto é o incremento das operações de armazenamento e transporte.


Fonte: Blog do Jeso.

Interessadas no porto de Santarém

As multinacionais Gavilone e ADM do Brasil, além das nacionais Caramuru e Ceagro estão interessadas pela área da CDP, em Santarém, que será arrendada para terminal de fertilizantes.

Sinal digital em Santarém

Segundo informações do diretor da RBA TV, os equipamentos necessários para transmitir o sinal digital, em Santarém, já foram adquiridos e nos próximos meses estará disponível.

Sobre o Çairé


O Festival do Çairé é uma festividade de caráter religioso introduzido nas missões religiosas da Amazônia pelos jesuítas, no século XVII.
O primeiro Çairé que se tem notícia foi organizado pelo Padre João Maria Gorzoni na aldeia dos Tapajós. Posteriormente foi levado para outras missões, havendo notícia da realização do Çairé nas Missões de Santo Inácio, São José, Nossa Senhora da Purificação (ou da Saúde) e Nossa Senhora da Assunção, ambas no rio Tapajós, bem como em Gurupatuba, no rio Amazonas.
Sobrevive hoje o Festival do Çairé na Vila de Alter do Chão, fundada Missão de Nossa Senhora da Purificação, na aldeia dos índios Boraris, em 1738.
Em 1943, Çairé foi suprimida por ordem dos religiosos franciscanos. Voltou a acontecer na década de 1970, já desprovida de seu caráter religioso original.
O Festival do Çairé festejado no mês de setembro com um ritual religioso, durante o dia, culminando com a cerimônia da noite, quando são feitas ladainhas e rezas. Depois, vem a parte profana da festa, com shows artísticos e apresentações de danças típicas e pelo confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, ponto alto da comemoração.
Ao longo dos anos, o Sairé foi ganhando novos contornos, com outros valores folclóricos sendo acrescentados pelos moradores de Alter do Chão, que descendem dos índios Borari. Carimbó, puxirum, lundu, camelu, desfeiteira, lundu, valsa da ponta do lenço, marambiré, quadrilha, cruzador tupi, macucauá, cecuiara e outras que marcam a riqueza de ritmos e a cultura da festa.
No Festival do Çairé os elementos religiosos e profanos caminham lado a lado. Ela começa no hasteamento de dois mastros enfeitados, seguido de ritual religioso e danças folclóricas desempenhadas pelos moradores da vila. No último dia, sempre uma segunda-feira, ocorrem a "varrição da festa", a derrubada dos mastros, o marabaixo, a quebra-macaxeira e a "cecuiara", espécie de almoço de confraternização. A programação termina à noite, com a festa dos barraqueiros.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Grupo CR negocia com shopping

Segundo informações, o Grupo CR negocia com a direção do Rio Tapajós Shopping para ser uma das âncoras com um supermercado. Outro investimento confirmado no shopping é uma franquia do Spoleto.

Atualmente o Grupo CR gera 660 empregos diretos.

Santarém pleiteia instalação de fábrica de cimento

O prefeito Alexandre Von participa nesta quinta-feira, 22, na cidade de São Paulo, de reunião com a diretoria e o presidente do Grupo Camargo Corrêa, Luiz Roberto Ortiz Nascimento. Durante a viagem, o gestor santareno irá manifestar apoio irrestrito para recepcionar a instalação da fábrica de cimento, na região Norte do país.
Dois municípios estão sendo considerados estratégicos para receber o investimento: Santarém e Manaus.

Durante a reunião, o prefeito mostrará as vantagens, do ponto de vista geográfico e econômico, para a implantação da fábrica de cimento em Santarém. Entre elas: a conclusão das obras de pavimentação da BR-163 até o porto de Santarém, prevista para ocorrer até o final de 2014, a energia abundante disponível a partir do linhão de Tucuruí, a localização estratégica e os investimentos de ampliação do porto, previstos para ocorrer dentro do PAC II, pela Companhia Docas do Pará (CDP) e as reservas de calcário existentes na região oeste do Pará, em municípios vizinhos a Santarém.

O prefeito destacou que há, também, a possibilidade de escoar o produto final para toda a Amazônia – tanto a Oriental quanto a Ocidental – e região Centro-Oeste, com a conclusão da BR-163.

“Daqui de Santarém, no centro da região amazônica, é possível, pela via natural do rio Amazonas, acessar Belém e Manaus ou qualquer outro município ou estado da região e pela BR-163 será possível acessar o Centro-Oeste brasileiro. Sem contar que eventual mina de calcário no município de Monte Alegre também poderá ser atendida pelas obras de pavimentação de 86 km de estrada no trecho Monte Alegre-porto de Santana do Tapará, no município de Santarém”, explica Von.

Acompanham o prefeito, representantes da Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e governo do estado do Pará.

UFOPA: Novo instituto ofertará os cursos de Medicina e Odontologia

A Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) irá propor ao Ministério da Educação (MEC) a criação do Instituto de Saúde Coletiva, unidade acadêmica que inicialmente deverá ofertar os cursos de graduação de Medicina e de Odontologia, além do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva. A ação tem como base a Política Nacional de Expansão de Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), instituída pelo MEC, e no estímulo recebido da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), em reunião recente.
Segundo a Reitoria da UFOPA, o projeto pedagógico dos cursos terá como componente central o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e todo o processo de implantação será acompanhado pela Seres, unidade do MEC responsável pela regulação e supervisão de instituições de ensino superior do país, tendo como referência a Portaria nº 2, de 1º de fevereiro de 2013.
Inovador, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva terá um papel importante para adequar o profissional da saúde a um novo modo do processo de trabalho em saúde, que enfatiza a promoção da saúde, a prevenção de riscos e agravos, a reorientação da assistência a doentes e a melhoria da qualidade de vida da população. Já a criação do curso de Medicina tem como objetivo principal contribuir para a redução da demanda por estes profissionais da saúde, principalmente na região Norte.
Apoio – Durante reunião ocorrida este mês em Brasília, para tratar da regulação dos cursos da UFOPA, o reitor José Seixas Lourenço recebeu o apoio do secretário da Seres, Jorge Rodrigo Araújo Messias, para dar início à implantação do curso de Medicina na UFOPA.
Seixas Lourenço também participou da reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada em Belém nos dias 1º e 2 de agosto de 2013, que contou com a presença do ministro da Educação,  Aloizio Mercadante,  e do secretário de Ensino Superior (SESu),  Paulo Speller.
Na oportunidade, a Andifes divulgou Nota de Apoio ao Programa “Mais Médicos”, que tem como um de seus componentes a Política Nacional de Expansão de Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior. Esse programa tem, segundo as autoridades do MEC, o “mérito de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para atender a toda a população, principalmente as parcelas mais excluídas do país”.
Com base no posicionamento da Andifes, na reunião do ministro da Educação com os reitores, no apoio do secretário da SESu e do secretário da Seres, o reitor da UFOPA iniciou as discussões para a criação do Instituto de Saúde Coletiva e a implantação de seus cursos.
Comunicação UFOPA

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Domino's Pizza e Spoleto em Santarém

Em Santarém, as franquias Domino's Pizza e Spoleto terão os maiores espaços em metro quadrado da rede.

As lojas funcionarão na avenida Mendonça Furtado ao lado do Cr Stillo. O Grupo CR é o franqueado das duas marcas.

Inauguração prevista para este semestre.

Jovem confessa assassinato de pai e irmã em Santarém

Era por volta das 15 horas desta segunda-feira (19), quando Yarlle Cardoso Gomes, 19 anos, confessou a autoria do duplo homicídio que vitimou o próprio pai e a irmão, crime que chocou a população de Santarém, no oeste do Pará.

Ao delegado Nelson Nascimento, diretor da 
16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, o rapaz detalhou como matou, usando um terçado, o empresário Valter Carvalho Gomes, 43 anos, e a filha dele, Bruna Oliveira Gomes, 20 anos.


Yarle, segundo ele, estava sob efeito de drogas quando invadiu a casa do empresário, localizada na avenida Fernando Guilhon, no bairro Maracanã. A intenção dele era apenas roubar a camionete da vítima para vender e comprar drogas, porém, uma briga entre ele e o pai resultou no crime brutal. 

Bruna morreu quando testemunhou o pai sendo assassinado pelo meio-irmão. 

O jovem foi preso nesta manhã na comunidade de Pedra, cerca de 7 quilômetros depois de Mojuí dos Campos.

O delegado Nelson Nascimento informou ao QP que Yarle foi autuado em flagrante pelo crime de latrocínio, uma vez que ele invadiu a casa das vítimas para roubar e em seguida cometeu o duplo homicídio.


Leia mais:  http://www.blogquartopoder.com.br/2013/08/jovem-confessa-assassinato-de-pai-e.html?spref=fb

sábado, 17 de agosto de 2013

TOP OF MIND

Foi feito o questionamento - Qual a marca que vem a sua cabeça quando se fala em __________________?

Pizzaria - Massabor
Restaurante - Peixaria Rayana
Colégio - Dom Amando
Faculdade - FIT
Curso de Línguas - CCAA
Curso Pré-Vestibular - Equilibrium
Hotel - Barão Center Hotel
Imobiliária - Imobiliária Coimbra
Laboratório Análises - Laboratório Celso Matos
Loja de roupa - Marisa
Sapataria - Sapataria Fortaleza
Ótica - Ótica Diniz
Revenda de carros - Via Marconi
Revenda de motos - Tapajós Motos
Loja de informática - Loja do Cartucho
Operadora de celular - Vivo
Sorveteria - Nido
Plano de saúde - Unimed
Farmácia - Farmácia Primavera
Tecidos - Ideal Tecidos
Eletroeletrônicos - Y.Yamada
Móveis - Armazém Paraíba
Material de construção - Armazém da Construção
Supermercado - CR Supermercados.

Foram em entrevistadas 500 pessoas em Santarém no período de maio a Junho de 2013.

Fonte: Você É Um Sucesso

Novo Mundo inaugura duas lojas em Santarém na segunda-feira

As duas grandes lojas funcionarão nos prédios da antiga Esplanda. Segundo informações, o Grupo promete preços jamais vistos na cidade e principalmente uma grande variedade de celulares parcelados em até 10x sem juros.

O Grupo Novo Mundo inicia suas atividades no município com mais de 150 de colaboradores.

Conheça o Grupo Novo Mundo: http://www.novomundo.com.br/

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Novo edifício em Santarém

Edifício DI CAPRI: Duas torres, um elevador por torre, 100,41m² cada apartamento, com sala de visita, sala de jantar, três suítes, cozinha, área de serviço, lavabo, duas varandas e duas vagas na garagem.

O prédio será erguido na travessa Agripina de Matos entre as avenidas São Sebastião e Rui Barbosa.

Sema vai propor TAC para retomar licenciamento da Buriti

Desde que tomou para si a responsabilidade pelo licenciamento do loteamento Cidade Jardim, da Sisa que tem como incorporadora a Buriti Empreendimentos Imobiliários, a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) tem chamado a empresa para conversar e já estabeleceu várias condicionantes para retomar o processo de licenciamento, entre elas, um TAC (Termo de Ajuste de Conduta).

“Estamos propondo um TAC com várias condicionantes à empresa, mas vamos acordar tudo isso com o município. A Sema não vai fazer nada em relação ao empreendimento da Buriti sem antes ouvir a prefeitura municipal de Santarém. Para nós, em primeiro lugar, tem situações que a gente vai exigir de primeira, como a compensação daquela área que a empresa desmatou. A compensação que ela propôs que era a destinação daquela área de entorno do lago do Juá, nós não vamos aceitar como compensação porque se trata de uma área de APP. Então, a empresa vai ter que disponibilizar outra área que nós vamos ajustar com a prefeitura”, esclareceu José Alberto Colares, secretário estadual de Meio Ambiente.

A proposta da Sema, que ainda será discutida com a prefeitura é de uma área que a empresa deve considerar como nobre, do empreendimento, que fica no entorno do lago. “Fizemos a proposta de ficar com pelo menos 36 hectares daquela área do entorno do lago para implantar o projeto do Centro de Convenções, uma unidade da Ufopa, uma unidade do município para fazer o controle e a proteção daquela área”, frisou Colares.

Outra exigência da Sema, é que a Buriti apresente um plano de reflorestamento da área desmatada. O que a empresa definiu como área pública no loteamento, ela terá que reflorestar com espécies que sejam emblemáticas no município.

O terceiro ponto exigido pela Sema, é a correção topográfica na área e as drenagens profundas em função do prejuízo ocorrido, como desmatamento e desmoronamento de terras.

O projeto de tratamento de água e esgoto do loteamento para atender o município também é uma exigência da Sema. “É muito fácil fazer um loteamento e depois deixar a questão da água e do esgoto para a responsabilidade da prefeitura. Isso não pode acontecer. Antes de vender lotes, a empresa precisa ter esse projeto aprovado pela Sema, até para a gente ter uma garantia de que vai ter a entrega do lote e posteriormente a entrega da estação de tratamento de água e esgoto”, enfatizou.

Com relação ao EIA/Rima, o secretário José Alberto Colares destacou que a Sema não abre mão do estudo de todo o empreendimento. Segundo ele, a Buriti também terá que pagar a compensação ambiental que requer o EIA/Rima. “Essa compensação ao ser paga nós vamos transferir para o município aplicar, inclusive no projeto de preservação do lago do Juá”, explicou.

Segundo o secretário, a empresa não apresentou nenhum óbice até o momento as condicionantes propostas, mas tudo será conversado ainda com a prefeitura de Santarém. “O importante é que esse empreendimento seja ajustado. E com relação aos projetos apresentados anteriormente à prefeitura municipal sejam corrigidos no que precisa de correção”, disse Colares.

Quanto à proposta da prefeitura de que o governo do estado desaproprie a área do loteamento da Buriti, Colares disse que a sugestão não foi descartada, mas é preciso avaliar quanto custaria desapropriar já que a empresa fez todo um investimento no local. “Acho que é mais fácil ajustar o que já foi feito e fazer as exigências compensatórias que forem aprovadas pelo município”, finalizou.

Fonte: Jornal O Estado do Tapajós.

Site do Çairé

A W3Mais está desenvolvendo um site completo para o Sairé 2013.
O mesmo poderá ser acessado por dois endereço: festivaldosaire.com.br e festivaldocaire.com.br
O site terá um histórico do festival do Sairé, bem como abordagens sobre a historia variadas sobre a lenda da cada boto, além de todas as informações referente ao evento incluindo os shows artísticos.

Fonte: Santarém em Conexão

Trânsito de carretas vai crescer em Santarém

Segundo informações do administrador da Companhia Docas do Pará, o porto de Santarém receberá 2 mil carretas por dia com a conclusão do asfaltamento da BR-163 e da ampliação do porto.