domingo, 31 de outubro de 2010

Jatene é eleito governador


Com 99,99% das urnas apuradas, o tucano Simão Jatene obteve 55,74% dos votos válidos e foi eleito neste domingo (31) governador do Estado do Pará no segundo turno das eleições. A petista Ana Júlia Carepa, que tentava a reeleição, ficou com 44,26%. Os votos nulos somam 2,86% e os brancos 1,41%.

Jatene esteve à frente do governo do Pará entre 2003 e 2006, indicado pelo governador da época, Almir Gabriel. Também foi secretário de Planejamento na administração do PMDB em 1986, secretário-geral do Ministério da Previdência e da Reforma Agrária. Na gestão do PSDB, foi secretário estadual de Planejamento e depois de Produção.

Durante a campanha no primeiro turno, Simão Jatene teve dificuldade em articular alianças com partidos que antes eram seus aliados e, nestas eleições, apoiaram a candidata petista. A coligação "Juntos com o Povo", encabeçada pelo PSDB no Pará, concorreu com o DEM, PPS e outros cinco pequenos partidos.

No segundo turno, o tucano teve a adesão do PMDB após o comprometimento de implementar as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) no Estado. Deputados do PV, PTB, PMN, PPS, DEM e lideranças de outros partidos menores também apoiaram Jatene.

Em um embate de números entre os mandatos anteriores de cada um dos candidatos no governo do Pará, Simão Jatene conseguiu liderar as principais pesquisas eleitorais durante toda a campanha eleitoral. Nos debates, as agressões verbais e o clima político tenso pelo questionamento das propostas de governo dos dois adversários foram constantes, mas não alteraram o panorama no Pará.

Militares da FAB resgatam tripulantes de aeronave acidentada em Oriximiná

Militares da Força Aérea Brasileira, a bordo de um helicóptero H-60 Black Hawk, resgataram, neste domingo, dia 31, dois tripulantes de uma aeronave tipo PA-31, registro PT-DBM, que se acidentou na cidade de Oriximiná (PA). Militares em terra do efetivo do CINDACTA-4 também atuaram durantes as buscas e resgate. Os dois tripulantes resgatados passam bem.

A aeronave acidentada realizava aerolevantamento (produção de mapas com fotos aéreas) nas proximidades da região Porto Trombetas (pertencente ao município Oriximiná). Antes do acidente, a tripulação entrou em contato com o Controle de Tráfego de Santarém (PA) por volta das 14h30 (15h30 horário de Brasília) informando que estava com pouco combustível e que efetuaria um pouso forçado.

Imediatamente o Salvaero Amazônico acionou a aeronave SC-105 (Amazonas) do 2º/10º GAv (Base aérea de Campo Grande) para efetuar a busca da aeronave.

Por volta das 15h (16h horário de Brasília) o sistema SARMaster identificou um impacto de aeronave na região norte de Porto Trombetas. Logo em seguida um dos tripulantes da aeronave conseguiu entrar em contato com o Controle de Tráfego de Santarém via telefone satelital informando estarem vivos, precisando de apoio, às margens do Lago Erepecu, naquela cidade.

Confirmada a localização detalhada da aeronave, foi acionado o helicóptero H-60 (Black Hawk) do 7º/8º GAv (sediado na Base Aérea de Manaus) para efetuar o resgate. O helicóptero decolou e chegou ao local por volta das 18h40 (19h40 horário de Brasília).

Os tripulantes receberam os primeiros socorros no local do acidente e seguiram no helicóptero da FAB para Porto Trombetas, onde foram atendidos por uma equipe médica.

Fonte: FAB

Tabela de Preço dos Combustíveis em Santarém

Nesse site você pode conferir a tabela de preços dos combustíveis nos postos de Santarém.Consulte aqui.

Acidente na PA 370 deixa 24 pessoas feridas

Um acidente envolvendo um micro ônibus, de placa LAF 6435, de cor Amarela, foi registrado hoje (31) pela manhã, por volta das 8h40, na PA ? 370, Santarém/Curuá-Una, no KM 55.

Informações de populares dão conta que o ônibus estava no sentido Hidrelétrica/Santarém e capotou 3 vezes.

Vinte e quatro pessoas ficaram feridas, dentre elas muitas crianças. Não houve vítimas fatais. Os casos mais graves são de uma grávida e um senhor idoso.

Segundo o secretário de Saúde, que esteve no hospital e conversou com a equipe médica, os dois não correm risco de morte.

Todos os feridos foram atendidos no Pronto Socorro Municipal.

O motorista do ônibus está foragido, segundo informou o delegado Germano do Vale.
 
Rádio Rural

Santarenos comparecem cedo às urnas

Com a diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília, os santarenos decidiram ir cedo exercer sua cidadania. Nos diversos colégios que funcionam como secção eleitoral no município, a movimentação está intensa.

A votação em Santarém iniciou com uma hora de atraso em relação ao horário de Brasília, em virtude do não funcionamento do horário de verão na região.

Nas ruas, diferentemente do primeiro turno, poucos panfletos foram jogados e a Policia Federal já está trabalhando para garantir a tranqüilidade e combater a prática de crimes eleitorais.

A expectativa do Cartório Eleitoral responsável pelas três zonas (20ª, 83ª e 104ª) que cobrem os municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra, é de que até as 21 horas todas as urnas tenham sido apuradas.  (Da Sucursal de Santarém)

sábado, 30 de outubro de 2010

Ibope no Pará: Jatene tem 59% e Ana Júlia 41%

Em pesquisa do Ibope divulgada neste sábado, o candidato Simão Jatene (PSDB) apresentou uma vantagem de 18 pontos percentuais da candidata Ana Júlia (PT) na disputa pelo governo do Pará. O tucano tem 59% dos votos válidos e a petista tem 41%.

Em relação às intenções de voto, Jatene tem 55% e Ana Júlia 37%. Os votos bancos e nulos somam 5% e indecisos somam 3%. Considerando o último levantamento, cada candidato subiu 1 ponto percentual a quantidade de indecisos desceu 2 pontos percentuais.

Foram entrevistados 812 eleitores em 41 municípios nos dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Concurso de bolsas de estudo para o Colégio Tapajós


O Concurso de Bolsas de Estudo para o Colégio Tapajós - o Colégio da FIT - concederá bolsas de estudo para as 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. São 18 bolsas de estudo para o ano letivo de 2011. O aluno bolsista terá direito à isenção da mensalidade integral e/ou parcial, de acordo com a sua classificação no concurso:

1º colocado - 100%;

2º colocado - 90%;

3º colocado - 80 %;

4º colocado - 50 %;

5º colocado - 30 %;

6º colocado - 20 %.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria do Colégio Tapajós, em anexo ao prédio da FIT, até o dia 13 de novembro de 2010, das 8 h às 17 horas. Para isso, é necessário preencher o formulário de inscrição, apresentar fotocópia do boletim escolar com as notas até o 3º bimestre, uma fotografia 3 x 4 e disponibilizar 1 kg de alimento não perecível, o qual será doado para uma instituição filantrópica. O teste de seleção será dia 20 de novembro de 2010, das 8 h às 12h, no Colégio Tapajós. A divulgação do resultado será no dia 30 de novembro de 2010, a partir das 10 horas.

Fonte: Gerência Mercadológica da FIT

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Furtaram 17 mil do Banco do Brasil de Monte Alegre

O furto aconteceu por volta das 09:00 horas de ontem, 28, na agência do Banco do Brasil da cidade de Monte Alegre/PA, de onde ‘ganharam’ a importância de R$-17.317,00 em dinheiro.
Segundo o funcionário do banco, Fábio Sousa da Costa, que comunicou o crime na Delegacia de Polícia daquela cidade, disse que estava trabalhando normalmente naquela agência bancária, e quando estava na posse de trinta envelopes com dinheiro que acabara de retirar de um dos terminais eletrônicos daquela agência, colocou-os no guichê onde trabalha e foi entregar um comprovante para uma colega de trabalho, porém, quando retornou ao seu local de trabalho, sentiu a falta dos envelopes com dinheiro, constatando, posteriormente, que tinham sido furtados.
 
No momento do furto, tinha cerca de dez pessoas no interior da agência, porém ninguém viu nada.
 
A Polícia Militar foi acionada e esteve no local do crime, e no decorrer das investigações, os policiais souberam que três pessoas desconhecidas, possivelmente adolescentes, também tinham estado nas agências do Banpará e Basa daquela cidade, em comportamento muito suspeito.
 
Até a manhã de hoje a polícia montealegrense ainda não tinha pista do autor ou autores do furto, que foi feito ‘na manha’ e num 'piscar de olhos', e ainda, com a ‘marcação’ do funcionário.
 
É meu irmão, 'cochilou, o cachimbo cai...'
 
Blog do Hitamar Santos

Audiência Pública discute Terminal de Granéis da Cargill em Santarém


Será realizada nova audiência pública sobre o terminal de granéis em Santarém, no dia 4 de novembro, às 9h, na sede da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, Travessa 14 de abril, 1128 – bairro de São Brás, na cidade de Belém, capital do Pará.

Em 14 de julho último, foi realizada a primeira audiência, também em Santarém, para análise do EIA-RIMA referente ao licenciamento ambiental pleno do Terminal de Grãos operado pela Cargill no porto público de Santarém.
Ao longo das quase sete horas daquele evento, mais de uma centena de perguntas escritas foram respondidas e mais de cem pronunciamentos e questões adicionais foram expostas verbalmente.

A Cargill está convidando parceiros, defensores e interessados na logística fluvial de grãos através das hidrovias brasileiras, que é a opção melhor e mais responsável do ponto de vista ambiental, e grande vetor de desenvolvimento para a regiões que as abrigam, a comparecerem e exporem seus pontos de vista sobre a necessidade da consolidação dessa alternativa modal.

Morre o Maestro Wilde Fonseca

Passavam 20 minutos das 23h de ontem (28) quando o maestro e historiador santareno Wilde Fonseca, o Dororó, morreu de uma parada cardíaca. Aos 90 anos, ele estava internado no Hospital Sagrada Família.

Há cerca de 3 anos, Dororó deixou a direção da Filarmônica Professor José Agostinho, que ele criou há 47 anos, para cuidar da saúde. Estava com câncer na próstata.

Seu corpo está sendo velado na Igreja do Santíssimo, onde às 15h será celebrada missa e realizada homenagens ao maestro nonagenário. Às 16h, está marcado o enterro, no cemitério de N.S. dos Mártires.

Irmão do também maestro Isoca (Wilson Fonseca), ele era músico, professor, escritor e membro da Alas (Academia de Letras e Artes de Santarém).

Deixa viúva a senhora Madalena Santos Fonseca, com quem teve 4 filhos: José Wilde, José Agostinho, João Paulo e Benedito Augusto. No primeiro casamento, Wilde Fonseca teve dois filhos: José Augusto (falecido) e Bernadete, que mora em São Paulo. 

Blog do Jeso Carneiro

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cursos de Direito de Santarém realizam Jornada Jurídica

A 1.ª Jornada Jurídica do Tapajós e do Baixo Amazonas será realizada nos dias 4 e 5 de novembro, em Santarém (PA), no Amazônia Boulevard, Salão Pérola do Tapajós. Promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/ULBRA) e Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), o evento tem por objetivo propiciar conhecimento de qualidade sobre temas atuais em discussão na área jurídica.

Destinada a profissionais e alunos de Direito, Administração, Contabilidade e áreas afins, a jornada contará com a participação de profissionais de renome nacional e internacional na área do Direito, em palestras e debates sobre temas como inclusão social, licenciamento ambiental, direitos humanos, direitos do contribuinte, entre outros.

As inscrições para o evento custam R$20,00 para profissionais e R$10,00 para estudantes, e devem ser feitas nas secretarias dos cursos de Direito da UFOPA, CEULS/ULBRA e FIT.

Mais informações: (93) 3064.9061

Prefeitura inicia recapeamento da avenida São Sebastião

A chuva que caiu em Santarém na última segunda-feira atrapalhou os trabalhos de recapeamento asfáltico iniciados no final de semana na Avenida São Sebastião, mas, com o sol desta quarta-feira (27), eles foram retomados. 

As equipes começaram o serviço pelo cruzamento da São Sebastião com a Rui Barbosa, através da regularização da pista, procedimento necessário para remover as erosões e defeitos do pavimento. O recapeamento já foi feito até a Travessa Turiano Meira e hoje, avançam até a Travessa 15 de novembro. 

Ao avaliar a importância do investimento na infraestrutura urbana de Santarém, a Prefeita Maria do Carmo, disse que a “obra é boa para toda a população, em particular, para os comerciantes, motoristas de ônibus e católicos, já que a avenida faz parte do trajeto do Círio de Nossa Senhora da Conceição”, afirmou. 

A Avenida São Sebastião está sendo pavimentada com recursos obtidos através de um convênio entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado, que somam mais de R$ 4 milhões. Também com este recurso, foi executada a obra de recapeamento da Avenida Rui Barbosa em toda a sua extensão.

A São Sebastião receberá novo asfaltamento até a Rua dos Bandeirantes, no bairro da Liberdade. No ano passado, esta via foi asfaltada até a orla do Mapiri, trabalho esse executado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Prefeitura Municipal de Santarém

Ana e Jatene fazem último debate na televisão


Na TV Liberal, Ana Júlia Carepa (PT) e Simão Jatene (PSDB), se enfrentarão hoje, às 21h15, após a novela Passione. Será a última oportunidade nessas eleições dos dois candidatos ao governo do Estado debaterem suas propostas. O repórter José Raimundo, da Rede Globo, será novamente o mediador, pois atuou também no debate do primeiro turno.

De acordo com Álvaro Borges, editor geral de jornalismo da TV Liberal, o debate terá três blocos, sendo os dois primeiros com 20 minutos cada e o último com 10 minutos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Detran leiloa 400 veículos em Santarém

Mais de 400 veículos apreendidos, retidos, recolhidos ou removidos no estado do Pará, serão levados a leilão no município de Santarém.

De acordo com Bárbara Santiago, membro da Comissão Permanente de Leilão de veículos, Santarém será a sede do primeiro leilão da região que abrange os municípios de Santarém, Itaituba, Uruará e Altamira.

Ainda segundo Bárbara, o primeiro leilão realizado na região abrangerá apenas os veículos com placas do Estado do Pará, “Esse é o primeiro leilão aqui e todos aqueles veículos que possuem débitos abertos no Detran e que foram recolhidos e que ainda se encontram no pátio do Detran em um prazo de mais de 90 dias, estão aptos a serem leiloados, pedimos que os proprietários que receberam as notificações procurem uma agência do Detran e regularizem sua situação para não perderem seus bens”, declarou.

O objetivo do leilão é desobstruir os pátios das agências do Departamento Estadual de Transito (Detran), em todo o Estado. A previsão é que a partir da realização deste evento a comissão organize novos leilões em todas as agências. “Nós temos aqui no pátio do Detran de Santarém veículos apreendidos em 2004. Queremos atualizar os dados para que no prazo de 90 a 90 dias possamos notificar os proprietários que regularizem suas pendências com o órgão porque caso contrario ele irá a leilão”, informou Bárbara.

Do total de veículos, cerca de 115 são de Santarém, entre carros e motos serão leiloados. Porém, todos os proprietários que receberam as notificações podem no prazo máximo de até 20 dias da realização do leilão dar entrada na legalização do mesmo para que seu veículo seja retirado do leilão, com previsão de acontecer no dia 17 de novembro. 

DOL, com informações do Detran

Emprego: Gerente Contas Varejo I


Gerente Contas Varejo I

Formação Acadêmica:
  • Superior Completo (Administração, Marketing, Ciencias Contabeis e Economia).
Missão do Cargo:
  • Desenvolver os parceiros de Varejo na região de Santarém (PA) e cidades próximas.
Conhecimentos:
  • Mercado Varejista local (Santarém e cidades próximas);
  • Segmento de telefonia celular, na área comercial;
  • Pacote oficce.
Principais Atividades:
  • Administrar as Carteiras do Varejo;
  • Administrar o abastecimento das lojas;
  • Gerir Pontos de venda;
  • Prospectar mercado;
  • Monitorar informações;
  • Acompanhar ações das concorrentes;
  • Pós-venda.
  • Indispensável residir em Santarém/Pa.
Oferecemos remuneração compatível com o mercado, política de benefícios atrativa e oportunidades de crescimento.
Candidatura aqui!

Parque da Vera Paz

A urbanização do Parque Vera Paz, obra construída pela Prefeitura de Santarém em área localizada na orla da Avenida Tapajós, às proximidades da Avenida Cuiabá, continuam. Atualmente, os trabalhos são de construção da mureta e piso da quadra poliesportiva, instrumento público que integra o projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF).

A quadra poliesportiva está sendo construída em parceria com a empresa Cargill, e vai beneficiar a prática esportiva de jovens e adultos dos bairros Laquinho, Mapiri, Liberdade, Centro e Caranazal, entre outros.

Os trabalhos de construção da passarela também avançam, com a concretagem do piso e guarda-corpo de ferro, semelhante ao da orla da cidade. Toda obra está orçada em mais de R$ 1,2 milhão, que são recursos do Governo Federal através de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Santarém e o Ministério Turismo.

Portal na hora

Charge

Operação Sorriso do Brasil em Santarém

De 01 a 06 de novembro, a ONG Operação Sorriso do Brasil (OSB) — instituição sem fins lucrativos de referência internacional no atendimento a portadores de fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio lascado ou goela de lobo) — estará em Santarém (PA) para promover mais de 70 cirurgias corretivas gratuitas. A triagem acontecerá no dia 1º, na Casa da Criança, e as cirurgias serão realizadas entre os dias 03 e 06, no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Hospital São Camilo). Pacientes e familiares que residem fora da cidade, em locais vizinhos, receberão hospedagem, transporte e alimentação sem custo. Outro ponto que merece destaque é que, além das cirurgias reparadoras, o programa também fará o pós-operatório dos pacientes operados em 2009.

Estão envolvidos nesse projeto de forma voluntária não-médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas, além da Associação Acadêmica da Operação Sorriso (OSCA) da UEPA. O programa é desenvolvido de forma muito criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório. Por esse motivo, a OSB trabalha em parceria com a Prefeitura de Santarém — por meio da Secretaria Municipal de Saúde —, a Marinha do Brasil, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, o Ministério Público do Estado do Pará, o Albergue Padre João Mors, a Casa da Criança e o Hospital Sagrada Família.

Dia de seleção dos pacientes: 01 de novembro
Local: Casa da Criança (Avenida Barão do Rio Branco, 860, Santa Clara, Santarém, PA)
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações: (93) 3522-4130 (das 8h às 12h)

Datas das cirurgias: 03, 04, 05 e 06 de novembro
Local: Hospital e Maternidade Sagrada Família - Hospital São Camilo (Avenida Presidente Vargas, 1606, Santarém, PA)

Obs.: Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital no dia do exame e seleção dos pacientes.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Novo Pronto Socorro

O Pronto Socorro de Santarém foi inaugurado na manhã de ontem (25). A partir desta terça (26) o novo PSM começa a funcionar.

Com espaço exclusivo para Pediatria, salas para realização de ultrassom, ecocardiograma e eletrocardiograma, para ortopedia e traumatologia, pequenas cirurgias, curativo, e reanimação (adultos e crianças), são alguns dos benefícios que o Pronto Socorro Municipal de Santarém passa a oferecer à população do município polo do oeste paraense, a partir desta terça-feira (26).

O novo prédio, que recebeu um investimento superior a R$ 5 milhões do Estado, e mais a contrapartida da Prefeitura de Santarém, dispõe ainda de postos de enfermagem, dois consultórios, sala para serviço social, sala para reuniões, recepção com móveis novos e computadores.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Enem: consulte seu local de prova


O Inep liberou nesta segunda-feira (25) a consulta pela internet ao local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Para acessar as informações, o estudante deve informar CPF e senha. 

Polícia procura suspeito

Flávio Santos Pena, 27 anos, está sendo procurado pela polícia. Ele é acusado de matar Natanael da Silva Fontenele, vulgo ‘Natico’, crime ocorrido na noite deste domingo, na residência da vítima, na rua Augusto Meira, 2629, no bairro do Uruará.

Ele foi morto com um golpe de faca desferido por Flávio. Segundo testemunhas, o acusado entrou na casa da vítima e desferiu uma facada certeira nas costas de ‘Natico’. O golpe acertou o coração da vítima, que foi socorrida, mas morreu depois de dar entrada.

Segundo informações, o crime foi motivado por uma rixa entre vítima e acusado e, possivelmente está ligado ao tráfico de entorpecentes, já que ambos têm envolvimento com drogas no Uruará.

Beto Almeida

Aumento no número de empregos em Santarém


A gerência local do ministério do trabalho anunciou, de acordo com o cadastro Nacional de Empregos, um aumento considerado no número de admissões e novos postos formais em todo o município, em um comparativo em anos anteriores no mesmo período.Os setores de construção Civil e lojas do centro Comercial são os que mais empregam mensalmente.

Chuva boa? Nem sempre.

Realidade de uma rua em Santarém.

Viatura da Polícia Militar é alvo de depredação

Viatura da Polícia Militar é alvo de depredação
Santarém - Após atender uma ocorrência policial no bairro da Vitória Régia, a equipe da Polícia Militar passou por momentos de tensão com a violência da população local. Segundo o cabo Ronaldo, os agressores seriam familiares da vítima atendida pela equipe. “Nós fomos ao local, o cidadão se apresentou na nossa viatura dizendo que tinha uma briga contra ele, nós fomos intervir e os parentes dele se revoltaram contra a polícia”, revela.

De acordo Ronaldo, a equipe necessitou de reforço, já que era grande a quantidade de pessoas que atacavam pedras e davam ponta pés na viatura. “Eles agiam com violência para cima da gente. Foi preciso usar de energia, era muita gente”. Para controlar a situação, mais policiais chegaram e contribuíram com a detenção de algumas pessoas envolvidas.

Daniele Gambôa

domingo, 24 de outubro de 2010

São Francisco


Cerca de mil torcedores assistiram a vitória por 3 X 1 do São Francisco em cima do Vila Rica de Belém.

Com esse resultado o time santareno continua vivo na competição.

O time contou com a volta do atacante Tinha que estava suspenso por indiciplina, e ainda os reforços do jogadores Kleberton (volante), Muarean (lateral esquerdo) e Sidivan (meia) e o bom zagueiro ERI.

A partida foi realizada no Colosso do Tapajós. O time azulino segue para Belém, onde jogará sua classificação contra a equipe do Izabelense.
O São Francisco jogou e venceu com Adriano; Dinei, Filho, Eri e Maurian; Beto, Kleberson (Ricardinho), Peruca e Tinha; Del Curuçá (Walasse) e Joci (Neguinho). Técnico Tiago Amorim.
Com a vitória o Leão Azul santareno deixa a lanterna da competição com três pontos ganho.
Os gols foram marcados por BETO(2) e Neguinho(1). O São Francisco ainda desperdiçou uma penalidade máxima pelo próprio BETO.
O presidente do São Francisco Edy Ribeiro foi a loucura no Colosso e vibrou a vitoria junto com a pequena torcida do Leão Santareno.

UFOPA: encerra hoje as inscrições do processo seletivo 2011

A Universidade Federal do Oeste do Pará encerra as inscrições para o processo seletivo 2011 neste domingo, 24. Os interessados devem se inscrever pelo site DAVES/UFOPA. As inscrições são gratuitas.

A Universidade utilizará as notas obtidas no Enem para preencher as 1200 vagas disponíveis. São 400 vagas em cada turno - manhã, tarde e noite - sendo 50 vagas em cada turno reservadas para indígenas.

sábado, 23 de outubro de 2010

Recapeamento da Av. São Sebastião

De acordo com a Divisão de Engenharia da SEMINF, terá início amanhã as obras de recapeamento asfáltico da Avenida São Sebastião, no trecho entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Bandeirantes, numa extensão de 3.483 metros. Os trabalhos começarão no cruzamento da São Sebastião com a Avenida Rui Barbosa. Os serviços serão executados preliminarmente através da limpeza e regularização da via e posteriormente, a SEMINF procederá com o efetivo recapeamento. Os recursos para as obras da São Sebastião e da Rui Barbosa (já concluída hoje à tarde) fazem parte do convênio assinado entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado, que somam mais de R$ 4 milhões. Dentro deste mesmo convênio, será recapeada a Avenida Presidente Vargas, entre Barjonas de Miranda e Curuá-Una.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Orquestra Jovem Vale Música

A Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), que estreou em janeiro no Theatro da Paz, em Belém, se apresenta pela primeira vez em Santarém, na região oeste do Pará. O espetáculo será neste sábado, dia 23, às 20 horas, na Casa da Cultura, e a entrada é gratuita. Com a regência do maestro Miguel Campos Neto, o concerto faz parte das apresentações da primeira temporada do "Sons da Amazônia", um projeto de caráter didático, lançado em setembro pela Musikart Produções, com patrocínio da Vale e apoio cultural do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Diário Online

Assinatura de protocolo para instalação do Entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém.

Os governos do Amazonas e do Pará assinarão nesta sexta-feira (22), às 11h, em Santarém, município do oeste paraense, protocolo para a instalação de Entreposto da Zona Franca de Manaus na área do Distrito Industrial de Santarém. O protocolo será assinado pela governadora Ana Júlia Carepa e pelo governador do Amazonas, Omar Aziz.

Articulado com o Parque de Ciência e Tecnologia, o Entreposto de Santarém - junto com o asfaltamento das Rodovias BR-163 (Santarém Cuiabá) e BR-230 (Transamazônica), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a pavimentação da PA-370, a ampliação do porto e a construção do Centro Turístico e Cultural de Santarém - é mais uma obra destinada a integrar a região oeste do Pará e induzir o crescimento econômico e social, atraindo novos investimentos e promovendo oportunidades de negócios e geração de renda e emprego.

O entreposto funcionará como um armazém geral, recebendo e estocando equipamentos e matéria prima destinada à Zona Franca, além de produtos industrializados oriundos da ZF para distribuição e comercialização no território nacional ou destinado à exportação. Essas operações serão realizadas com suspensão de imposto (ICMS) dentro de um prazo limite de até seis meses. No município que sedia o entreposto haverá a cobrança do imposto incidente nas prestações de serviço de transporte de carga (ICMS).

Distrito - O Entreposto de Santarém será instalado na área delimitada para implantação do Distrito Industrial, superior a 363 ha, entre a BR-163 (Santarém-Cuiabá) e a PA-370, a cerca de 20 km do porto de Santarém.

A vantagem do escoamento da produção industrial da ZFM a partir de Santarém está no acesso rodoviário direto pela BR-163 ao Estado do Mato Grosso, no Centro-Oeste do país. Por via fluvial, a distância de Manaus até Santarém é de 660 km. O município possui ainda a vantagem de ser uma porta para o mercado exterior, com acesso mais rápido aos principais mercados da Europa, América do Norte e Ásia.

As balsas que abastecerem o entreposto com mercadorias da ZF também poderão levar insumos e outros produtos importados para Manaus, via porto de Santarém, consolidando o município como um corredor logístico, com vantagem para receber e encaminhar mercadorias, reduzindo o Custo Brasil.

Eficiência - Para o Estado do Amazonas, a vantagem do Entreposto de Santarém é a maior eficiência na logística de transporte e distribuição de mercadorias da ZFM; a redução dos custos operacionais de transporte entre o Amazonas e as demais regiões brasileiras; a redução do seguro das cargas armazenadas devido ao menor risco; a redução dos custos em serviços de armazenagem dos produtos, tanto do operador logístico quanto para o utilizador da armazenagem; a ampliação do volume de negócios dos produtos fabricados na ZFM, e o maior prazo para o pagamento do ICMS ao governo amazonense pelas empresas da Zona Franca.

No Pará, a criação do entreposto potencializará a logística de transporte e distribuição no Estado; ampliará a arrecadação de ICMS proveniente do serviço de transporte nas saídas das mercadorias depositadas no armazém geral, e aumentará a competitividade na distribuição de produtos com menor custo, além de gerar emprego e renda e atrair novos investimentos para o Estado.

Com este investimento, Santarém dinamizará sua economia e aumentará a participação na cota parte de ICMS decorrente do aumento da arrecadação. A atração de novas empresas vai gerar novos negócios e oportunidades para desenvolver o potencial logístico.

Implantação - A partir do protocolo de intenções assinado entre o Pará e o Amazonas serão detalhados os termos para implantação e operação do polo de distribuição de produtos industrializados na ZF.

O Protocolo de Intenções será submetido ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para convalidação. Em seguida, a Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz) abrirá processo de licitação para selecionar a empresa permissionária que prestará os serviços públicos de armazenagem e distribuição de mercadorias no entreposto. A empresa vencedora também deverá reservar, em suas dependências, o espaço físico necessário ao funcionamento da repartição fazendária da Sefaz.

Para o secretário da Fazenda do Pará, Vando Vidal, o entreposto, em conjunto com outros projetos estratégicos, vai potencializar a vocação logística de Santarém, dando origem a uma série de investimentos para a cidade e toda a região, aquecendo a economia local.

O Porto de Santarém, mais próximo de destinos como Europa e Ásia, por meio do Canal do Panamá, fica à margem direita do Rio Tapajós, no local denominado Ponta da Caieira, próximo à confluência com o Rio Amazonas. Sua área total é de 10.400 metros quadrados, com acesso à Rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), e estabelece a ligação do porto com o norte do Mato Grosso.

A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 para estimular a industrialização da cidade e ampliar o mercado de trabalho. É uma área de livre comércio, na qual não são cobrados impostos de importação sobre os produtos comprados no exterior.

A isenção alfandegária favoreceu a formação de um distrito industrial. Hoje, o Polo Industrial de Manaus possui mais de 450 indústrias de alta tecnologia, gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos. O Polo Agropecuário abriga projetos voltados a atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo e beneficiamento de madeira, entre outras.

A Assinatura de protocolo para instalação do Entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém. Sexta-feira (22), às 11h, na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Praça da Bandeira, 565).

Jussara Kishi 

Atualização ás 15h45min:
O secretário da fazenda do Amazonas não teve como comparecer na solenidade em  Santarém, por isso foi cancelada a assinatura.

Alunos da Ulbra correm risco de não receber diploma

Alunos da 1ª Turma do Curso de Serviço Social da ULBRA em Santarém estão enfrentando um enorme problema, correm o risco de não receber diploma. Vejam que tamanha confusão a ULBRA SANTARÉM, aprontou para os alunos concluintes do curso de serviço social/2010.

A formatura prevista para fevereiro de 2011, corre o risco de ser adiada devido negligência da Instituição que não inscreveu aproximadamente 19 alunos concluintes no Enade/2010, que será realizado no dia 21 de novembro de 2010.

Desde o dia 23 de setembro de 2010, os alunos do último ano do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Santarém – CEUL/ULBRA andam preocupados, devido terem sido informados pela coordenadora do curso que não foram inscritos para realização do exame. Com isso os alunos correm o risco de não receber o diploma após o término da faculdade, pois a prova é componente obrigatório do currículo dos alunos, e a não realização é fator suficiente para o diploma não ser entregue.

Sabe-se que o prazo de inscrição foi de 30 dias e a coordenação alegou de forma esdrúxula de ter ocorrido problemas no sistema de internet. Entretanto, conforme a legislação pertinente cabia a ULBRA a obrigação e confirmação das inscrições junto ao INEP em tempo hábil, sendo que somente após a divulgação da lista dos inscritos ao ENADE/2010, é que foram perceber que haviam ficado de fora diversos acadêmicos.

Como se sabe as conseqüências são muito gravosas para quem não faz o exame, a começar pela não colação de grau e conseqüentemente a impossibilidade de registro de diploma no MEC, com isso fica comprometida a possibilidade de realizar qualquer concurso público na área de formação e desempenhar suas atividades profissionais.

Estamos tentando adquirir junto a instituição documentos que comprovem sobre essa não inscrição para que possamos tomar as devidas providências, mas a ULBRA não está colaborando para que esse documento chegue até nós, pois precisamos com certa urgência para darmos entrada no processo judicial para que pelo menos sejamos isentos de fazer o Enade, até porque a culpa não foi nossa, é obrigação da Instituição em fazer a inscrição dos alunos.

Esta é uma denúncia que precisa ser publicada para que a sociedade e as autoridades tomem conhecimento e possam responsabilizar a ULBRA/SANTARÉM a responder por sua negligência.

As providências jurídicas estão sendo estudadas e serão tomadas no âmbito legal, oportunamente.

Os alunos prejudicados esperam apoio da imprensa no sentido de fazer publicar esta notícia.

Fonte: Fátima Castro/Acadêmica do Curso de Serviço Social da ULBRA- 8º semestre

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MDA e Incra inauguram estradas e sistemas de abastecimento de água em Santarém (PA)

O Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, inaugura, nesta sexta-feira (22), 230 quilometros de estradas vicinais e sete sistemas simplificados de abastecimento de água no Projeto de Assentamento Moju I e II, cuja área incide, em parte, sobre os municípios de Santarém, Placas e Belterra, Oeste do Pará. A solenidade de inauguração, que ocorrerá dentro da área do assentamento, contará  também com a presença de gestores que atuam na Presidência do Incra, em Brasília (DF), e na Superintendência Regional da autarquia em Santarém.

Os investimentos correspondem a R$ 8,8 milhões. A complementação e a construção de 230 quilômetros de estradas vicinais demandaram, até o momento, R$ 7,1 milhões, enquanto nos sistemas de abastecimento de água foi aplicado R$ 1,1 milhão.

A programação no PA Moju I e II inclui ainda a visita a casas recentemente entregues a famílias assentadas. Só neste ano, 105 novas casas foram entregues no assentamento e outras 105 passaram por reforma.  Nos últimos três anos, 500 casas foram construídas e recuperadas na área com a liberação de R$ 6,1 milhões. Esta política habitacional é viabilizada por meio dos Créditos Aquisição de Material de Construção e Recuperação de Material de Construção, que são repassados pelo Incra aos clientes de reforma agrária e correspondem a R$ 15 mil e R$ 8 mil, respectivamente, por família.

O impacto na vida das famílias

No final de 2008, o Incra iniciou uma ação de infraestrutura de estradas que envolve a complementação/construção de 393 quilômetros, dos quais, 230 concluídos e 163 em execução. A obra, no total, está orçada em R$ 10,7 milhões. Comunidades passaram a ter acesso a estradas e pontes, permitindo o melhor deslocamento das pessoas e o escoamento da produção.

  “Hoje, o que mais tem é gente querendo fazer linha [de ônibus] para o PA Moju porque está mais habitado e o assentamento evoluiu. Antes, praticamente não tínhamos estrada, mas ramais, fechados demais. As empresas de ônibus desistiam em razão disso”, recorda-se Samuel Brito, assentado e liderança comunitária local. Ele acrescenta que o acesso a estradas significou o fim de situações como o deslocamento, a pé, por até 30 quilômetros, das famílias de comunidades mais afastadas.

A dona de casa Maria da Conceição Santos de Sousa, 55, além das estradas, destaca a recente conclusão de um sistema simplificado de abastecimento de água em frente à vila onde mora, no PA Moju I e II. No período chuvoso, ela relata que era difícil o consumo da água do igarapé, embora a única alternativa.

“A água ficava suja, barrenta ou branca, e nós tínhamos que usar mesmo assim, inclusive para beber. Com o microssistema, temos água potável e perto de casa. Quando a gente retorna da cidade, não tem mais aquela preocupação de ir ao igarapé buscar água. Hoje, temos água limpa dentro de casa a qualquer hora do dia e da noite”, informa a assentada, que mora com o marido, José Oliveira de Sousa, 57, há sete anos no PA Moju I e II.

A construção e a reforma de casas é outra ação de impacto social do Incra no assentamento. Famílias têm substituído barracos de palha e madeira por casas de alvenaria. É o caso da família de Sady Bandeira, 59, e de sua esposa, Erna Maria Bandeira, 54, que trocaram o Rio Grande do Sul pelo Pará há sete anos.  Recentemente, eles puderam ter acesso à primeira casa própria.

“Estou achando 100% [a vida no assentamento]. Com o Crédito Apoio Inicial, comprei umas ferramentas e o rancho [alimentação]. Depois, consegui o CCU [documento que antecede o título definitivo] e o Pronaf”, relata  Sady Bandeira. Esses foram os benefícios a que teve acesso além do Crédito Aquisição de Material de Construção, com o qual pôde construir sua casa.

Fonte: MDA

Movimento de passageiros e aeronaves de Janeiro a Setembro (2010)


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Atenção! Ataque de arraias é maior nessa época do ano

Ao entrar sem cuidado nas praias, os banhistas são surpreendidos pelas ferradas de arraias, peixe comum em praias de água doce. No mês passado, há registro de que 15 pessoas foram ferradas em Alter-do-Chão. O número é considerado dentro da média, mas é necessário tomar alguns cuidados, pois durante o período de estiagem na região, as águas baixam e deixam um ambiente propício para o aparecimento de arraias.

Para contribuir na prevenção e no tratamento desses casos, uma pesquisa está sendo realizada por alunos da Universidade Estadual do Pará (UEPa), campus Santarém. Segundo o médico infectologista, Paulo Abatt, a pesquisa está sendo desenvolvida agora, pois os acidentes com arraias tem grande ocorrência nessa época do ano. “Esse estudo é importante porque dá uma primeira ideia de como, por exemplo, o que esse paciente sente e o que faz quando é ferrado por uma arraia, para que num segundo momento seja programada alguma abordagem preventiva”, revela Abatt.

Para o especialista nestes casos, Frederico Galante, o tratamento deve ser feito a base de água. “Como o veneno da arraia se dissolve e se desintegra no calor, o primeiro procedimento é simples: jogar água quente, numa temperatura entre 40 e 50 ºC. Isso melhora a dor”, afirma o médico. Segundo ele, dos remédios caseiros normalmente usados por nativos da região, nenhum tem ação antibactéria comprovada.

Para não correr o risco de levar uma ferrada de arraia é necessário atentar para o local. Elas são encontradas com mais frequência em regiões com lama. Além de disso, ao entrar na água é importante arrastar os pés, pois caso a arraia esteja submersa na areia, não há o risco de pisá-la.

Daniele Gambôa

Transporte fluvial é tema de seminário em Santarém

A Procuradoria da República no Município de Santarém promove amanhã (21) o Seminário Aspectos Legais do Transporte Fluvial, no auditório da Universidade Luterana. Entre os temas abordados, a questão da pandemia de Influenza e o controle sanitário em embarcações, direitos dos passageiros, direitos trabalhitas, códigos de regulação e órgãos reguladores.

"O seminário tem um caráter educativo, mas prepara para a intensificação da fiscalização sobre o transporte fluvial", explica o procurador Cláudio Dias, que vai conduzir os debates.

Além da Secretaria Estadual de Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, atenderão o convite do MPF a Capitania dos Portos, a Agência Nacional de Transportes Aquáticos, Delegacia Regional do Trabalho, entre outros. O objetivo é debater vários aspectos e avançar na regulação e fiscalização do transporte mais importante na região do Tapajós e Baixo Amazonas.

(ASCOM/ MPF-PA)

Governo do Pará vai lançar 2 novos concursos


O Governo do Estado deve lançar até o próximo dia 25 os editais de dois novos concursos. Eles já serão realizados pela Sead e Uepa, que recentemente firmaram convênio de cooperação técnica para organização, execução e aplicação das provas de todos os concursos públicos do Pará.

Na Cohab serão ofertadas 52 vagas, sendo 24 de Nível Superior, 25 de Nível Médio e 3 de Nível Fundamental. Na Fundação Carlos Gomes serão ofertadas114 vagas, sendo 68 de Nível Superior, 25 de Nível Médio e 21 de Nível Fundamental.

E já foi homologado o Concurso C-149 da Polícia Civil, com publicação no Diário Oficial do Estado. Foram aprovados 265 candidatos, sendo 58 Delegados; 116 Investigadores e 91 Escrivães. O decreto de nomeação dos aprovados deve ser assinado ainda esta semana. A posse deve acontecer até o dia 25 de outubro.

Concursos - 33 mil Servidores já foram nomeados pelo Governo do Estado desde de 2007, quando a atual governadora assumiu o cargo. Faltam ser nomeados ainda 3.995. Mas todos estão dentro do prazo legal dos Concursos, que é de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Somente na Seduc, nos últimos três anos foram nomeados 17.806 Servidores, entre Professores, Pedagogos, Técnicos Administrativos, Motoristas Merendeiras, entre outros. O Governo do Estado garante que as demais nomeações que ainda faltam serão realizadas dentro dos prazos legais dos concursos.

Pci-Concursos

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Novo PSM está quase pronto

Estão sendo ultimados os trabalhos para que as obras do Novo Pronto Socorro Municipal de Santarém sejam entregues à população ainda este mês. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), já chegaram ao município os equipamentos necessários ao funcionamento desse mais novo empreendimento na área da saúde, como: aparelhos de ultrassonografia portáteis, eletroencefalogramas, oxímetros de pulso, monitores cardíacos, ventiladores pulmonares, respiradores, eletrocardiagramas, otoscópios, macas, biombos, carros de anestesia, bisturis elétricos, aspiradores cirúrgicos, laringoscópios, camas fawller, compressores de ar, além de móveis como: estantes, escrivaninhas, armários de ferro, poltronas, televisores, centrais de ar, entre outros. 

A parte civil da nova subestação de energia que atenderá o Hospital Municipal e o Novo PSM já está pronta, bem como a parte de acessórios (disjuntor, cabos, chaves e ferragens), faltando somente o novo transformador de 500KVA, previsto para chegar em Santarém na terça-feira, 19 de outubro. 

As obras do Novo Pronto Socorro Municipal são feitas com recursos do Governo do Estado do Pará, com contrapartida da Prefeitura de Santarém.
 
Fonte: PMS

Inscrições para a Ufopa encerram no próximo domingo (24)

Termina no próximo domingo (24), às 18 horas (horário de Brasília), o prazo para se inscrever no processo seletivo da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), que utilizará a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para preencher 1.150 vagas de ingresso na Universidade. As inscrições são gratuiras.

No ato da inscrição, os candidatos devem indicar a ordem de preferência por turno (matutino, vespertino ou noturno), além da edição do Enem a ser considerada na seleção (resultado do ano de 2009 ou 2010). Serão admitidos, em primeira chamada, os 1.150 inscritos melhor classificados pelo Enem, com notas superiores a zero nas provas objetivas e de redação.

A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente da média obtida no resultado do Enem. Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá sucessivamente aos seguintes critérios: maior nota em redação; idade do candidato (será classificado o candidato de maior idade cronológica).

Ciclos de formação – Criada em novembro de 2009, em Santarém (PA), a UFOPA estrutura-se em cinco institutos temáticos e um centro de formação interdisciplinar voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão. A universidade contará com 33 cursos de graduação, distribuídos em diferentes ciclos de formação, gerais e específicos.

O Centro de Formação Interdisciplinar será responsável pelo primeiro semestre, denominado Formação Interdisciplinar I, comum e obrigatório a todos os alunos que ingressarem na instituição. Correspondente à Formação Graduada Geral, o Primeiro Ciclo contará com 13 cursos, sendo 10 bacharelados e três licenciaturas interdisciplinares, que habilitam a um primeiro diploma universitário.

Referente à Formação Graduada Específica, o Segundo Ciclo habilita a um segundo diploma universitário e compreende 20 cursos de graduações específicas – cinco licenciaturas integradas e 15 bacharelados específicos. O Terceiro Ciclo corresponde à Formação Pós-Graduada stricto e lato sensu, que compreende cursos de Especialização, Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado.

Cursos – De acordo com sua nova estrutura acadêmica, o Instituto de Ciências da Sociedade terá dois bacharelados interdisciplinares no primeiro ciclo – Ciências Jurídicas e Ciências da Sociedade - com graduações específicas, no segundo ciclo, em Direito, Antropologia e Arqueologia, Economia, e Planejamento e Desenvolvimento Regional.

O Instituto de Biodiversidade e Florestas terá dois programas de bacharelado: um deles em Agroecologia (1º Ciclo), com graduações específicas em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia; e outro em Química de Produtos Naturais (1º Ciclo) com graduação específica em Farmácia (2º Ciclo).

Os bacharelados em Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra, e Ciências da Informação e da Computação (1º Ciclo), com graduações específicas em Engenharia Física, Geofísica, Geologia e Ciência da Computação (2º Ciclo), respectivamente, serão oferecidos pelo Instituto de Engenharia e Geociências. O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas terá bacharelado em Ciências Biológicas (1º Ciclo), com formação graduada específica em Biologia (2º Ciclo); e bacharelado em Ciência e Tecnologia das Águas (1º Ciclo), com formações graduadas específicas em Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Pesca (2º Ciclo).

Além do bacharelado interdisciplinar em Ciências da Educação, o Instituto de Ciências da Educação oferecerá, no primeiro ciclo, licenciaturas interdisciplinares em Ciências Naturais e Matemática, Ciências Humanas, e Linguagens e Códigos. No segundo ciclo, haverá graduações específicas em Matemática e Física, Química e Biologia, História e Geografia, Línguas Portuguesa e Inglesa, além de Pedagogia com habilitações específicas em Educação Especial, Educação Infantil e Gestão e Coordenação Pedagógica.

Serviço - Para efetivar a inscrição, que é gratuita, o interessado deve acessar o endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br.

Fonte: Ufopa

Simpósio discute a Educação Infantil na Amazônia

O Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) e o Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (Sinprosan), realiza, entre os dias 25 a 27 de outubro, no Auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA), em Santarém (PA), o 2º Simpósio de Política de Gestão da Educação Infantil.

Destinado a estudantes e profissionais da educação, o evento contará com palestras, conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos que discutirão os desafios da Educação Infantil na região.

A conferência de abertura do Simpósio, que inicia na segunda-feira (25), às 10h, abordará os desafios da Educação Infantil na Amazônia e será proferida pela professora Ana Maria Tancredi, do ICED/UFOPA. A tarde, às 15h30, será a vez da professora Ana Lúcia Goulart de Farias, da Unicamp, falar sobre a importância do brincar na Educação Infantil.

Na terça-feira (26), às 9h, a professora Rita Coelho, do Ministério da Educação (MEC), debaterá sobre as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. A partir das 14h, haverá a apresentação de trabalhos científicos.

O evento encerra na quarta-feira (27), quando será realizada a mesa-redonda A formação do profissional da Educação Infantil: realidades e perspectivas, com a participação das professoras Ana Maria Tancredi (UFOPA), Rita Coelho (MEC) e Márcia Stemmer, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também apresentará, às 15h, a conferência Educação Infantil: desafios do século XXI.

As inscrições para o simpósio custam R$ 10,00 e ainda podem ser realizadas até sexta-feira (22), das 8h às 12h e das 15h às 21h, no Laboratório de Pedagogia e/ou na Secretaria do ICED, situados no Campus Rondon da UFOPA. Os professores da rede municipal de ensino devem inscrever-se diretamente na Semed. Mais informações pelo telefone (93) 3064-9062.

Serviço
2º Simpósio de Política de Gestão da Educação Infantil. De 25 a 27 de outubro, no auditório da UEPA, em Santarém (PA). Realização: UFOPA, SEMED e Sinprosan.

Ascom/UFOPA

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Movimentação no aeroporto bate recorde

A movimentação de passageiros (embarque e desembarque) no mês de setembro do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, teve o seu melhor desempenho no ano.

De acordo com dados da Infraero, quase 40,5 mil pessoas utilizaram o aeroporto no mês passado. É o melhor movimento de passageiros dos últimos 2 anos. O crescimento de setembro deste ano em relação ao mesmo mês em 2009 ficou em torno de 20% (ou exatos 19,48%).

Os meses de alta temporada (janeiro e julho) ficaram para trás. Em janeiro deste ano, o embarque e desembarque de passageiros foi de 32.181 pessoas, e em julho, 38.340.

No decorrer deste ano (janeiro a setembro), o número de pessoas que passaram pelo Maestro Wilson Fonseca atingiu a marca de 294.640 – contra 265.461 do mesmo período em 2009. O que representa um incremento de quase 11%.

O crescimento de passageiros mês a mês contrasta com a quantidade de aeronaves que decolam/aterrissam no Wilson Fonseca: em média, 10% a menos que o ano passado. Ou seja, os aviões estão chegando e saindo cada vez mais lotados de Santarém.

Com relação ao transporte de cargas, o volume registrado no 1º semestre deste ano se equivale ao 1º semestre de 2009. Ou seja, exatos 353.477 mil quilos.

Fonte: Jeso Carneiro